Para eliminar o mosquito Aedes aegypti, Prefeitura de Hortolândia faz nebulização

Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •   
  •   
Para eliminar o mosquito Aedes aegypti, Prefeitura de Hortolândia faz nebulização

A Prefeitura de Hortolândia mantém firme o trabalho de combate e prevenção à Dengue e de outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como Zika e Chikungunya.

Nesta sexta-feira (03/04), a Administração Municipal, em parceria com a Sucen (Superintendência de Controle de Endemias), órgão do governo estadual, realiza mais uma etapa da nebulização veicular no Jardim Amanda.

A ação acontece na região que compreende as ruas Vinicius de Moraes, Graciliano Ramos, Visconde do Rio Branco e parte da rua Almeida Garret.

De acordo com a Secretaria de Saúde, esta região registra 64 casos positivos de Dengue desde o início do ano.

A nebulização conta ainda com apoio de agentes da UVZ (Unidade de Vigilância e Zoonoses), órgão da Secretaria de Saúde. Durante a ação, o veículo nebulizador circula acompanhado por uma viatura da Secretaria de Mobilidade Urbana.

A ação consiste em espalhar inseticida em forma de vapor, a partir de um veículo equipado, a fim de eliminar o Aedes aegypti. Para que o inseticida tenha maior eficácia, a nebulização deve ser feita durante três dias seguidos.

Em razão disso, será feita também neste sábado (04/04). A Secretaria de Saúde orienta os moradores da região a permanecerem dentro de casa durante a aplicação do inseticida e a deixarem portas e janelas abertas.

Além disso, a Prefeitura tem realizado nebulização com auxílio de bomba de aspersão manual em diferentes regiões da cidade.

Nesta ação, agentes da UVZ, com o equipamento de aspersão preso às costas, visitam casas e espalham o inseticida para eliminar focos de criadouro de larvas do Aedes aegypti.

10 MINUTOS A Prefeitura de Hortolândia salienta que a população também deve fazer sua parte e colaborar na prevenção e no combate ao Aedes aegypti.

Para isso, a Secretaria de Saúde está com a campanha “10 minutos contra o mosquito”, na qual explica como é possível, em apenas 10 minutos por semana, acabar com o ciclo de procriação do inseto.

No material informativo da campanha, há orientações para checar alguns itens dentro de casa e nos quintais, e realizar ações como manter tampados tonéis, barris e caixas d´água, colocar telas em ralos e mantê-los limpos, entre outras medidas.

O material está disponível no site da Prefeitura, no link http://www2.hortolandia.sp.gov.br/images/banners/Panfleto.pdf.

De acordo com o Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, neste ano, até o momento, o município tem 859 casos notificados de Dengue, 179 casos positivos, 255 casos negativos, 425 casos aguardando resultado e nenhum óbito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: