Prefeito Zezé completa 100 dias de Governo e afirma que Hortolândia continua avançando

Compartilhe

Prefeito Zezé completa 100 dias de Governo e afirma que Hortolândia continua avançando

Por: TRIBUNA LIBERAL SUMARÉ

José Nazareno Zezé Gomes, vice-prefeito reeleito em 2020, viu sua rotina se transformar nos últimos 100 dias. Por conta do falecimento do prefeito Angelo Perugini por complicações da Covid-19, no dia 1° de abril deste ano, Zezé assumiu a Prefeitura durante o pior momento da pandemia do novo coronavírus.

Segundo o prefeito recém empossado, esse seria o maior desafio da sua vida e com serenidade priorizou nos primeiros dias de governo a vida da comunidade, investindo na saúde pública e garantindo alimento na mesa das famílias em situação de vulnerabilidade social.

“Sem dúvida foi o maior desafio da minha vida e com tranquilidade voltamos nossas atenções para as pessoas. Cuidar da saúde daqueles que se encontravam enfermos por conta da pandemia e cuidar das pessoas que estavam passando por necessidades. Com muito trabalho passamos por esse período e acredito que cumprimos com o nosso dever, que é ajudar todos aqueles que precisam”, destacou.

Para contar um pouco sobre os primeiros 100 dias de Governo, acompanhe abaixo a entrevista com o prefeito de Hortolândia, Zezé Gomes.

Tribuna Liberal: Há poucos dias o senhor completou 100 dias no cargo de prefeito da cidade de Hortolândia. Neste início de mandato, o que o senhor desta de positivo?
Zezé Gomes: 100 dias dá a impressão de ser um período curto, ainda mais para uma Administração Pública Municipal, mas esses 100 dias à frente do Poder Executivo, completados no dia 15 de julho, foi um período de muitas realizações, onde não deixamos a peteca cair.

A Prefeitura, apesar da pandemia, não parou. Avançamos muito no trabalho de vacinação em massa da população, garantimos o alimento no prato das famílias em situação de vulnerabilidade social e alcançamos indicadores positivos em relação à geração de empregos e abertura de novas empresas.

Além disso, não paramos nenhuma obra municipal, todas elas seguem avançando em ritmo acelerado. Isso demonstra a nossa resiliência, nossa capacidade de superar adversidades e continuar avançando, sempre!

Como foi assumir a Prefeitura diante de um cenário de perda?

Assumir uma Prefeitura como a de Hortolândia é um desafio e que demanda muito trabalho e responsabilidade. Assumi uma Administração após a trágica perda do saudoso prefeito Angelo Perugini.

Foi um momento difícil, porque acima de tudo o Angelo era meu amigo de décadas e desde o tempo que Hortolândia era Sumaré, a gente participava de inúmeras lutas por melhorias e, juntos, trabalhamos e vivemos as transformações da cidade nas últimas três décadas. Agora, voltando a nossa realidade, eu estava vice-prefeito pelos últimos quatro anos.

Eu era um vice atuante e que estava sempre ao lado do Perugini. Em Hortolândia, o que apresentamos para a comunidade foi um projeto, projeto esse vitorioso e que vem dando certo. É esse projeto que estamos dando continuidade, garantindo uma cidade mais humana, sustentável e inteligente.

Substituir Angelo Perugini deve ser o maior desafio da sua vida?
Antes de ser prefeito, o Angelo era meu amigo e, como bom professor que era, aprendi muito ao seu lado, especialmente nos últimos quatro anos quando fui ser o seu vice-prefeito. Desde 2005, quando o Angelo foi eleito prefeito pela primeira vez, ele implantou o seu projeto de desenvolvimento de cidade e esse projeto segue até hoje.

É justamente esse projeto e ideal de município que daremos continuidade, defendendo o legado deixado e avançando nas ações planejadas para a conquista de uma cidade mais humana, sustentável e inteligente.

Recentemente demos a ordem de serviço para a criação de um super viário, com mais de cinco quilômetros de ruas e avenidas, que fará a ligação das regiões da Vila Real com a da avenida Panaíno. Integrar o município é um dos grandes desafios e é o que faremos à frente da Prefeitura.

O Angelo tinha a sua personalidade própria, assim como Zezé tem a sua, agora o que nos aproxima é justamente o projeto de cidade do futuro e que iremos dar continuidade em homenagem a tudo aquilo que o Perugini fez por Hortolândia.

Como o prefeito avalia a pandemia? Ela já está controlada? Qual a sua expectativa para os próximos meses?
Acredito que com o avanço da vacinação, o número de internações vem apresentando, dia a dia, uma importante queda, o que é muito bom para aliviar a pressão em nossa rede municipal. Até agora, mais de 170 mil doses já foram aplicadas e se a gente for contar apenas a primeira dose, metade da população de Hortolândia já recebeu o imunizante.

Isso reflete na redução no número de internações e com isso podemos avançar no Plano São Paulo, permitindo uma maior flexibilização da economia, o que é bom para os nossos comerciantes e para o setor de serviços.

Em março de 2020, quando começou a pandemia, a economia como um todo deu uma recuada, mas em Hortolândia, o setor conseguiu se manter.

Aqui, no auge da pandemia, registramos a chegada de novas empresas, como o grupo Assaí que implantou um Atacadão e resultou na geração de emprego e renda em nossa cidade. Neste ano, recentemente, uma multinacional anunciou investimentos na ordem de 100 milhões de dólares na criação de uma planta para processamento de proteína vegetal. Já um outro grupo empresarial vai implantar um novo atacadão um supermercado, o que vai gerar mais de 600 empregos diretos. Existem outros empreendimentos que estão com conversação avançada e devem, em breve, anunciar oficialmente os investimentos.

Segundo o Cagede, nos cinco primeiros meses deste ano, mais de 1.200 novos empregos, com carteira assinada, foram registrados no município. Sem dúvida são importantes termômetros e que demonstram aquecimento em benefício da nossa economia.

Diante do trabalho que vem sendo realizado, o que a população hortolandense pode esperar para os próximos meses?

A população pode esperar muito trabalho, trabalho, trabalho! Os 100 primeiros dias foram de muito trabalho e vamos continuar com esse ritmo, garantindo novas obras de mobilidade urbana, criação de parques lineares, construção de ciclovias, recapeamento de bairros, novos investimentos da iniciativa privada, enfim, uma cidade em constante movimento, rumo ao desenvolvimento com mais qualidade de vida e justiça social.

Quais são as metas do prefeito Zezé até 2024?

A meta do nosso Governo é dar continuidade ao projeto que vem dando certo, desde 2005. Hortolândia é a segunda cidade do Brasil com melhor saneamento básico. Aqui, tratamos 99% do esgoto e até o final do nosso governo será de 100%. Aqui criamos os Ecopontos, recuperamos áreas degradadas e criamos os parques socioambientais.

Cuidamos bem do meio ambiente e avançamos a cada dia. Além disso, revolucionamos o sistema viário, criando grandes avenidas para melhorar o deslocamento das pessoas, entregamos a Ponte da Esperança (Estaiada), um marco para o desenvolvimento de Hortolândia. Atualmente estamos criando o maior viário da história do município, com a construção de mais de 5 quilômetros de vias, interligando a região da Vila Real com a avenida Panaíno.

Estamos construindo uma grande malha de ciclovias e que até 2024 teremos mais de 100 quilômetros de faixas exclusivas para ciclistas e com a total segurança. A cidade vai atingir 100% de iluminação pública em LED. São ruas, avenidas, praças e parques com essa tecnologia, que é mais eficiente e econômica. São ações que vão consolidando a nossa cidade como uma das melhores para se viver no Estado de São Paulo e no Brasil.

O senhor anunciou nesta semana investimentos na ordem de R$ 4,6 milhões em recapeamento asfáltico. Onde será realizada as obras?

As obras de recapeamento viário atenderá o Jardim Remanso Campineiro, Residencial João Luiz, Jardim Santana, Vila São Francisco e ruas dos Jardins São Jorge, Adelaide e Santa Rita de Cássia. Essas obras de recapeamento integram o PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), lançado em 2017 pelo nosso saudoso Perugini e que estamos dando continuidade.

Portanto, seguiremos com o nosso projeto, fruto de um planejamento que visa o desenvolvimento em busca de uma cidade mais humana, sustentável e inteligente.

Antes de assumir a prefeitura o senhor estava à frente da Secretaria de Meio Ambiente, que por acaso, vem tendo uma atenção especial por parte da Prefeitura. Qual a importância desses projetos e o que mais vem por aí nessa área?

A área ambiental, particularmente, gosto muito e mesmo diante das obras e construções que estamos realizando, todas elas foram pensadas de forma que respeita o meio ambiente e a criação dos Parques Socioambientais é a prova de como podemos transformar ambientes e respeitar a natureza. A criação de parques, construção de ciclovias e pista de caminhada, temos o claro objetivo de oferecer mais esporte e lazer para a nossa comunidade.

Isso significa mais qualidade de vida. Nosso Governo vem implantando luz de LED em todas as ruas e avenidas e, nada mais justo, que levar essa tecnologia para dentro dos parques. Os locais cada vez mais iluminados representa mais segurança para todos. As famílias passam a frequentar e a cidade ganha. Aqui, todos os parques e praças, receberão essa iluminação. Um bom exemplo é a Praça A Poderosa, no Rosolém.

Estamos revitalizando o espaço e levaremos atividades culturais, esportivas, feira-livre e as barraquinhas da economia solidária. Queremos que as praças sejam ocupadas pelas pessoas, pois a praça é o lugar do povo!

Além disso, estamos recuperando a área da nascente do Ribeirão Jacuba, um dos símbolos de Hortolândia. Toda a área, localizada no Jardim Peron, vai se transformar num lindo Parque Socioambiental. Mais um espaço voltado para as famílias e para o bem-estar.

A mobilidade urbana vem ganhando protagonismo em Hortolândia. Qual a importância dessas interligações entre regiões para o desenvolvimento do município?
Nosso plano, desde o ano de 2005, é integrar Hortolândia. Os viários já construídos, aliado ao que esta em construção, unirá todas as regiões do município. Isso não acontecerá apenas para os veículos, mas iremos interligar todas as ciclovias.

Até 2024, como bem já mencionei, serão mais de 100 quilômetros de ciclovias. Essa interligação reduz distância e melhora significativamente nossa mobilidade. Isso é bom para os moradores, como para as empresas que aqui estão e as que vão chegar. Todos ganham!

Prefeito, qual o seu maior sonho para Hortolândia?
Meu grande sonho é garantir oportunidades para todos. Quando realizamos obras de mobilidade, estamos trabalhando no planejamento do município e isso deixa nossa cidade ainda mais atrativa para novos investimentos da iniciativa privada.

Com mais empresas, o morador tem a oportunidade de ter emprego, gerar renda, melhorar de vida. Isso diminui as desigualdades, a pessoa passa a consumir no município, o mercadinho ganha, a loja de roupas ganha, toda uma cadeia ganha. Enquanto eu for prefeito eu conseguir criar essas oportunidades, diminuindo as desigualdades, ficarei extremamente feliz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: