Alimentos Funcionais: uma ótima opção para estabelecer uma rotina saudável

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Alimentos Funcionais: uma ótima opção para estabelecer uma rotina saudável
fonte da foto:
https://www.salutemplus.com.br/

Os alimentos funcionais fazem parte de uma nova concepção de alimentos. O Japão é pioneiro na regulamentação dos alimentos funcionais e teve inicio na década de 80 e cada país ou blocos econômicos tem seus critérios para regulamentar (BARRETO, 2009).

Segundo o Ministério da Saúde, os alimentos funcionais são caracterizados por oferecer vários benefícios à saúde, além do valor nutritivo inerente à sua composição química, podendo desempenhar um papel potencialmente benéfico na redução do risco de doenças crônicas, como câncer, hipertensão, hipercolesterolemia e diabetes, sendo necessário que o consumo destes alimentos seja regular a fim de que seus benefícios sejam alcançados.

No Brasil temos o cultivo e consumo muito amplo de alimentos com propriedades funcionais, a maioria deles está presente nos vegetais, frutas, cereais integrais e vou apresentar na tabela 1. alguns alimentos, a propriedade e o benefício a vocês.

Tabela

Alimentos Funcionais: uma ótima opção para estabelecer uma rotina saudável

Obs. Em relação aos leites fermentados, iogurtes, outros produtos lácteos fermentados busque optar por produtos sem ou com pouco açúcar.

Os alimentos funcionais são mais conhecidos e consumidos no nosso país são: o tomate que possui o licopeno que é um antioxidante capaz de impedir ou reparar os danos causados pelos radicais livres ou seja prevenir o câncer, principalmente de próstata; na linhaça temos três propriedades funcionais, o Omega 3 (sendo a fonte vegetal com maior teor desse lipídeo), ligananas e fibras, seus benefícios a saúde são: redução do colesterol e pressão sanguínea, anticancerígena, prevenção da constipação, respectivamente; na aveia o composto bioativo é a betaglucana que é capaz de reduzir o colesterol, a aveia também possui fibras que auxiliam na redução do risco de doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão e obesidade.

Pode-se empregar os alimentos funcionais em receitas as tornando muito nutritivas e saborosas como é o caso de bolos, sopas, pães, cookies, tortas entre outras preparações.

Nossa receita especial de hoje é um bolo de banana e aveia sem lactose, farinha de trigo e açúcar, é muito gostoso, nutritivo, barato, e prático tudo que a gente gosta!

Alimentos Funcionais: uma ótima opção para estabelecer uma rotina saudável

Bolo de Banana sem farinha e sem açúcar

4 bananas maduras

4 ovos

2 xícaras de farinha de aveia ou aveia em flocos

1 colher de chá de fermento

canela a vontade

Amasse as bananas com um garfo e reserve, bata os ovos com um garfo ou fuê e depois misture as bananas, os ovos, a farinha de aveia e a canela e misture muito bem depois acrescente o fermente misturar ligeiramente e colocar em forma untada (pode colocar canela para untar) e assar no forno

Obs. o tempo e temperatura é de acordo com seu forno, pode também colocar pedaços de banana na massa, na forma em baixo ou em cima se gostar.

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