Americana promove a sua 9ª Conferência Municipal de Saúde

Compartilhe

Americana promove a sua 9ª Conferência Municipal de Saúde

Americana realizou no último sábado (7), a 9ª Conferência Municipal de Saúde, para discutir as políticas públicas de saúde em nível local e propor readequações nos serviços, bem como a implementação de novas atividades nos diversos setores da rede municipal, conforme as necessidades atuais.

A conferência deste ano teve como tema “A rede de atenção à saúde de Americana no contexto da pandemia: perspectivas e desafios”.

O evento é realizado a cada quatro anos, com base na lei nº 8.142/90, sendo organizado pelo Conselho Municipal de Saúde, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde. A conferência teve cinco eixos de discussão, sendo: A Atenção Básica; Atenção Especializada e Hospitalar; Urgência e Emergência Médica; Vigilância em Saúde e Gestão e Controle Social.

Nos debates, os participantes discutiram a oferta dos serviços em todos os níveis da atenção básica, assistencial e de vigilância em saúde, com a apresentação de diversas propostas que irão compor o plano plurianual para os próximos quatro anos.

O plenário virtual de delegados, composto por conselheiros de saúde, trabalhadores de saúde e usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) votou favoravelmente em propostas como, a ampliação das equipes de ESF (Estratégia Saúde da Família), implantação de prontuário eletrônico, melhorias no sistema de segurança das unidades de saúde, ampliação na oferta de consultas e exames especializados, implantação de um serviço de oncologia, reabertura de unidades de pronto-atendimento nas regiões dos bairros Cidade Jardim, Parque Gramado e Praia Azul; readequação da infraestrutura da Vigilância em Saúde, criação de conselhos regionais e locais, entre outras.

“Eu avalio a conferência de hoje como bem exitosa; todos os participantes tiveram um protagonismo intenso, debatendo políticas públicas que são muito pertinentes para os próximos quatro anos para a administração municipal, trazendo as necessidades de saúde da população. Então eu considero que foi bastante exitosa e satisfatória”, comentou o secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira.

“Nós tivemos a oportunidade de discutir as reais necessidades dos usuários da saúde pública local e apresentar propostas para sua melhoria; eu parabenizo todos os conselheiros e trabalhadores da saúde pela dedicação que tiveram e também aos usuários que participaram com suas sugestões” disse a presidente do Comsaude (Conselho Municipal de Saúde) de Americana, Conceição Fagionato.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: