Campinas terá rodízio de veículos por placa, a partir de segunda (18)

Compartilhe
Campinas terá rodízio de veículos por placa, a partir de segunda (18)
Rodizio de Veículos em Campinas

A Prefeitura de Campinas anunciou nesta quarta-feira (13) que a partir da próxima segunda (18) a cidade adotará o rodízio de veículos em todo o município, das 6h às 20h, como medida para aumentar o isolamento social para enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.

A medida deve ser publicada no Diário Oficial de sexta-feira, segundo o prefeito Jonas Donizette (PSB), e é por tempo indeterminado.

Por dia, serão dois modelos de placas que terão restrição, assim como o rodízio adotado pela Capital antes da ampliação do sistema justamente por conta da pandemia, na semana passada (veja abaixo como vai funcionar).

A proposta é, com isso, reduzir em 20% o trânsito de veículos na cidade.

Segundo Jonas, a intenção também é reduzir os acidentes de trânsito – que, dependendo da gravidade, podem precisar de leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo), criando assim uma “concorrência” com casos de covid-19.

Caso o motorista esteja circulando em dia que está proibido o final de sua placa, a multa será de R$ 130,16 além de 4 pontos na carteira de habilitação. A fiscalização será feita pela Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas), por meio de radares e agentes.

“Vamos reforçar o transporte coletivo e sabemos que o que foi feito em São Paulo (na pandemia) não deu resultado. Mas cada lugar, um lugar. (…)

Nesse período que vamos enfrentar nas próximas semanas precisamos de todo o resguardo, para que não passemos o drama de ver a pessoa precisando de atendimento e não ter”, disse Jonas.

COMO VAI FUNCIONAR

Das 6h às 20h

Segunda-feira: não podem circular veículos com placas final 1 e 2
Terça: final 3 e 4
Quarta: final 5 e 6
Quinta: final 7 e 8
Sexta: final 9 e 0

PROFISSIONAIS DE SAÚDE

Sobre os profissionais da saúde, a Emdec prevê um cadastro para que eles possam continuar se locomover durante os dias em que há restrição de placas.

Outras profissões também devem ser incluídas neste cadastro, mas os detalhes serão divulgados amanhã.

“Criaremos uma estrutura que vai ser divulgada em detalhes em breve. Mas será por aplicativo (da Emdec), em um cadastro simplificado. Já estimamos que é um grupo pequeno, então isso não trará problemas na implantação da medida”, disse o secretário de Transportes e presidente da Emdec, José Carlos Barreiro.

FISCALIZAÇÃO

A fiscalização será feita, segundo Barreiro, por agentes de mobilidade da Emdec, além dos radares da cidade, que hoje já registram outras infrações de trânsito, como avanço de sinal vermelho.

O secretário afirmou que a fiscalização será intensa e em toda a cidade, diferente do que ocorria em São Paulo durante o rodízio antes do coronavírus, que era focado no Centro expandido.

Veja também:

https://portaldesumare.com.br/governador-doria-diz-que-sao-paulo-nao-ira-reabrir-academias-e-saloes-em-coletiva-realizada-nesta-quarta-feira-13/

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: