Eleições 2020 – Entrevista com Edna Rodrigues, pré-candidata a Vereadora de Sumaré

Compartilhe
  • 517
  •  
  •  
  •  
  •  
  •   
  •   
Eleições 2020 – Entrevista com Edna Rodrigues, pré-candidata a Vereadora de Sumaré
Eleições 2020 – Entrevista com Edna Rodrigues, pré-candidata a Vereadora de Sumaré

Sumaré 19 de Junho de 2020

REDAÇÃO

P. S. Quem é Edna Rodrigues?

Edna Rodrigues: Sou mulher, negra, da periferia, moradora de Sumaré há 40 anos, cristã, ex-freira, agente de pastoral, integrante de movimentos sociais e populares, Assistente Social, casada, Conselheira Tutelar no ultimo mandato e, encontro-me  gestante 🤰🏾,

Pré-Candidata à Vereadora de Sumaré.

Agradeço ao Portal por esta oportunidade de brevemente falar um pouco do meu perfil, enquanto Pré-candidata a vereadora do município de Sumaré.

P. S. O que a levou a querer ser vereadora pela cidade de Sumaré? Qual a motivação?

Edna Rodrigues: Em 2008, fui candidata a Vereadora, obtendo 1.175 votos, ficando a 3ª mulher mais bem votado do município. Este ano o motivo principal de dispor novamente meu nome para concorrer às Eleições, foi através do chamado das pessoas que a anos conhecem meu trabalho e, por sentir que esta é uma missão a qual fui chamada, ou seja, uma vocação. Também devido meu histórico de vida, sei que poderei ainda mais contribuir por melhores condições das vidas das pessoas.

P. S. Há quanto tempo se filiou e como se deu a escolha do seu partido?

Edna Rodrigues: Sou filiada ao Partido dos Trabalhadores desde 1.999. O convite em estar no partido veio através de pessoas que sempre lutaram em favor do bem coletivo e, em especial por defender e garantir os direitos aos trabalhadores/as. Também por ser um partido que se encontrava inseridos nas lutas e temas pertinentes à população.

P. S. Qual é a sua visão de política?

Edna Rodrigues: Acredito que a Politica é um espaço fundamental que as pessoas possam ocupar este lugar. A politica também deve estar pautada no bem comum, possibilitando políticas publicas que contemplem a todos/as em especial os menos favorecidos da sociedade (mulheres, negros, crianças / adolescentes, jovens, pessoas idosas) e, outras que estão à margem da sociedade.

P. S. Qual é o maior problema de Sumaré? Como pretende enfrentar?

Edna Rodrigues: Sumaré houve vários progressos, porém, muito ainda precisa avançar em diversas temáticas como: saúde, educação, transporte, urbanização, cultura, lazer dentre outros. Porém, apresento a questão da Saúde: Faz necessário um Hospital Municipal.

Uma maior agilidade nas consultas exames, e capacitações para os servidores, uma melhor infra-estrutura. Ainda na saúde pensar um atendimento mais ágio, no que diz respeito do CAPS, inclusive o CAPS I. Também construir políticas publicas de prevenção, acolhimento de pessoas que vivem em situação de drogadição com tratamento intensivo aos adolescentes em uso abusivo de SPA.

Uma Casa de Apoio para recuperação aos que se encontram em situação de uso de Substâncias Psicoativas.  Mais equipes de saúde mental nas UBS.

Os Conselhos Municipais pertinentes, e o envolvimento com a Câmara junto ao Executivo é necessário para que esta proposta possa avançar o melhor possível, ou seja, fazer estas ações com a participação efetiva destas instâncias. Outra proposta e dialogar com os deputados com intuito a viabilizar mais recursos para o município.

P. S. Se eleita for, como será sua atuação no legislativo?

Edna Rodrigues: A vereadora é uma agente pública eleita pelo voto direto e secreto da população de seu município. Ela atua no Poder Legislativo (que elabora leis e fiscaliza). Portanto, exercer a função que foi confiada é, exercer um mandato popular, onde as pessoas possas ter acesso, sentindo que também colaboram para construir Projetos e Propostas que beneficiam o povo.

P. S. Caso eleita, como será o seu relacionamento com o poder executivo e com os demais vereadores?

Edna Rodrigues: Devido meu histórico de vida, onde sempre atuei de forma coletiva, participativa e interativa, na Câmara dar continuidade, a partir do respeito com os colegas vereadores /as, assim como com o Executivo, ou seja, o que for bom e, necessário para a população trabalharmos juntos e, o que for ao contrário procurar buscar outras formas para que o povo não seja prejudicado.

P. S. Qual sua avaliação com relação ao mandato atual do legislativo municipal?

Edna Rodrigues: O mandato dos vereadores é importante para exercer esta função perante ao povo. Porém, infelizmente não há mulheres na Câmara e, isto não é bom, pois as mulheres são a maioria deste país e, também vivenciam as maiores dificuldades no cotidiano. Por isso, é fundamental que em 2020 a população possa também eleger candidatas comprometidas com as lutas das mulheres, assim, contribuindo por um município melhor.

P. S. O que a senhora pretende fazer para aproximar a população da Câmara Municipal de Sumaré?

Edna Rodrigues: Como parlamentar, representante eleita pelo povo, pretendo criar um mandato participativo, para que as pessoas se sintam parte deste espaço, estar a serviço de modo coletivo, ou seja, estar com, por meio de encontros, debates, discussões, plenárias, entre outras formas que a população tenha vez e vós.

P. S. O que a senhora gostaria de acrescentar que não foi perguntado aqui?

Edna Rodrigues: Gostaria de acrescentar que a Democracia Participativa, é necessário que todos os seguimentos estejam representados. No caso, como mulher, percebo que tivemos um número muito reduzido de mulheres exercendo este cargo público. Por isso, penso ser de extrema importância que as mulheres comprometidas, também estejam neste espaço para que as políticas públicas possam ter a contribuição da mulher e, assim construindo mais igualdade e valorização da mulher.

P. S. Para finalizar, deixe uma mensagem para a população de Sumaré?

Edna Rodrigues: Agradeço a Deus a oportunidade em meu nome estar a disposição para fazer parte novamente à este pleito eleitoral. Também agradeço a população sumareense pela confiança, carinho, e respeito que tem com nosso trabalho. Sempre digo nosso, porque penso que como uma possível vereadora estarei colocando o mandado a disposição do povo, onde as pessoas possam fazer parte desta história.

 Pré candidatos de Sumaré

Se você é um pré-candidato e quer ser entrevistado, entre em contato conosco pelo whatsapp da redação do PORTAL DE SUMARÉ (19) 996263040 (Mário). Por conta da pandemia, as entrevistas são realizadas por whatsapp/e-mail e  o seu teor não expressam a opinião deste portal.

Além de responder ao questionário, os pré-candidatos também  poderão enviar vídeos, que serão publicados em nosso canal do youtube.

Da redação Portal de Sumaré

Veja Também:

Com 502 casos confirmados, Sumaré se torna a cidade com maior mortalidade por Covid-19 da região

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: