Eleições 2020 – Entrevista com João Carlos Gonçalves, pré-candidato a Vereador de Sumaré

Compartilhe
  • 28
  •  
  •  
  •  
  •  
  •   
  •   
Eleições 2020 – Entrevista com João Carlos Gonçalves, pré-candidato a Vereador de Sumaré
Eleições 2020 – Entrevista com João Carlos Gonçalves, pré-candidato a Vereador de Sumaré

13 de Junho de 2020

P. S. Quem é o João Carlos Gonçalves?

João Carlos Gonçalves: Um idealista, filho de lavradores, casado,pai de uma filha e vô de uma neta. Mais conhecido como João do PT, mudou com sua família para cidade de campinas em 1979 junto com um sonho de uma vida melhor. Logo conheceu a realidade da exploração capitalista, então, ingressou no movimento sindical na luta por melhores condições de trabalho e qualidade de vida. Foi nesta época que conheceu a cidade de Sumaré, especialmente o bairro do Matão, a triste realidade que o povo daqui vivia.

Dificuldades como água apenas em poço, esgoto era fossa, luz na rua não existia e transporte coletivo de péssima qualidade, eram poucos bairros que tinham asfalto. Então em 1980 engajou nos movimentos populares por melhorias de todas essas necessidades e daí para frente nunca mais deixou tais movimentos.

Na política participei do maior movimento pela democracia” AS DIRETAS JÁ” em 1983 e 1984. Junto com a comunidade fez valer a luta pelas melhorias de qualidade de vida para todos. Por isso acredito na participação popular no contexto político municipal, estadual e nacional.

P. S. O que o levou a querer ser vereador pela cidade de Sumaré?

João Carlos Gonçalves: O que me faz pré candidato, é a certeza que na política podemos obter soluções de vários problemas ainda existentes em nossa cidade. E assim contribuir por uma cidade melhor, até porque, minha história de lutas me credencia para isto.

P. S. Qual a motivação?

João Carlos Gonçalves: O que me motiva é a vontade de poder contribuir através da política para uma sociedade justa, onde, educação, saúde, moradia, transporte público, esporte, cultura, lazer e distribuição de renda seja uma realidade com qualidade para todos.

P. S. Há quanto tempo se filiou e como se deu a escolha do seu partido?

João Carlos Gonçalves: Sou filiado no Partido dos Trabalhadores (PT) desde 1982, ano de sua fundação. A escolha deu-se por que encontrei minha identidade política através das propostas de lutas, representado pelo partido, por uma sociedade justa e igualitária.

P. S. Qual é a sua visão de política?

João Carlos Gonçalves: Minha visão de política se define quando nos organizamos para melhoria da nossa comunidade, quando o representante do povo esteja comprometido com ações de melhorias e participação popular e quando exercitamos a democracia. Costumo dizer: “ Quando o povo se organiza e participa ele passa a ser governo de fato.”

P. S. Qual é o maior problema de Sumaré? Como pretende enfrentar?

João Carlos Gonçalves: Sumaré tem vários problemas, assim como, cidades deste porte, entendo que a situação mais difícil seja a mobilidade urbana, pois temos muito trânsito na cidade.
Para enfrentar essa situação, se dá através de buscar verbas no ministério das cidades em Brasília, trabalhando junto com nossos deputados auxiliando o prefeito para conseguir as verbas necessárias.

P. S. Se eleito for, como será sua atuação no legislativo?

João Carlos Gonçalves: Além de fiscalizar o executivo, não serei vereador de gabinete e sim da população, pois estarei ouvindo o povo para que juntos possamos encaminhar propostas, para solucionar os diversos problemas da cidade.

P. S. Caso eleito, como será o seu relacionamento com o poder executivo e com os demais vereadores?

João Carlos Gonçalves: Nosso mandato será pautado com diálogos e teremos sempre a base de comprometimento que é, e sempre será por melhorias para nosso povo

P. S. Qual sua avaliação com relação ao mandato atual do legislativo municipal?

João Carlos Gonçalves: O legislativo tem feito seu papel de fiscalizar o executivo e ajudar o prefeito a governar nossa cidade sem muitas dificuldades.

P. S. O que o senhor pretende fazer para aproximar a população da Câmara Municipal de Sumaré?

João Carlos Gonçalves: A aproximação da população só se dá através da participação popular, por isso, pretendo levar aos munícipes ao conhecimento do que se passa no legislativo e no executivo, ou seja, dar informações.

P. S. O que o senhor gostaria de acrescentar que não foi perguntado aqui?

João Carlos Gonçalves: Quero acrescentar também que trabalharei incessantemente para proteção dos nossos animais, para que possamos fazer cumprir as leis de maus tratos aos animais.
E também trabalhar para que possamos construir um calçadão no centro de nossa cidade

P. S. Para finalizar, deixe uma mensagem para a população de Sumaré?

João Carlos Gonçalves: A democracia foi conquistada com muita luta e sacrifício, então vamos participar do momento nobre e democrático: que é as eleições, só assim, você faz valer seu direito de cidadão de cobrar e construir uma cidade melhor para todos.
Da mesma forma que, “Só a educação é capaz de transformar uma nação, portanto, educação de qualidade e valorização do professor é a saída para uma sociedade justa”.

Pré candidatos de Sumaré

Se você é um pré-candidato e quer ser entrevistado, entre em contato conosco pelo whatsapp da redação do PORTAL DE SUMARÉ (19) 996263040 (Mário).

Além de responder ao questionário, os pré-candidatos também  poderão enviar vídeos, que serão publicados em nosso canal do youtube.

Da redação Portal de Sumaré

Veja Também:

Bairro Matão é a região com mais casos de coronavirus em Sumaré. Total no município: 349

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: