Conhecido como “O Politizador”, o ex-vereador Antonio Francisco dos Santos foi encontrado morto na casa onde morava na tarde desta terça-feira (30), na Rua Barreto Leme, no Centro, de Campinas. Segundo a Polícia Civil, uma amiga encontrou o corpo do ex-parlamentar e não havia sinais de arrombamento na residência.
Conhecido por caminhar pelo Centro de Campinas com um megafone fazendo críticas a políticos, “O Politizador” exerceu o cargo de vereador entre os anos de 2009 e 2012, quando foi eleito com 2.037 votos, pelo PMN.
Na época, ele votou contra o aumento de 126% no salários do parlamentares, em sessão polêmica que ganhou as manchetes dos jornais de todo o país. Também como parlamentar, teve foco na reurbanização do Centro da cidade, em especial protestando e pedindo ações contra as pichações dos prédios. Antes de ser vereador, ele trabalhou como operador de rádio e fotografia.
Nos anos seguintes, ficou como suplente na vaga de vereador. Em nota oficial, a Câmara Municipal lamentou a morte do ex-vereador e prestou solidariedade aos familiares e amigos de Santos.
O caso será investigado pelo o 1º DP (Distrito Policial) de Campinas, na Avenida Andrade Neves, no Botafogo.