No Dia da Árvore, Prefeitura de Sumaré realiza o plantio de mais de 100 mudas

Compartilhe
  • 17
  •  
  •  
  •  
  •  
  •   
  •   

No Dia da Árvore, Prefeitura de Sumaré realiza o plantio de mais de 100 mudas

Nos últimos três anos, a cidade passou a contar com 30 mil novas árvores

Sumaré, 21 de setembro de 2020

Redação

Neste 21 de setembro, data reservada à celebração do Dia da Árvore, Sumaré está ainda mais verde e oferece mais qualidade de vida para toda a população. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Defesa, Proteção e Preservação do Meio Ambiente, realiza  o plantio de 100 mudas de árvores nativas e frutíferas, promovendo a recuperação ambiental em uma antiga área de ocupação irregular na Rua Alfredo Marques Pereira, bairro Parque Franceschini, região central da cidade.

Ações como essa, voltadas à conservação e recuperação de áreas verdes, acontecem desde 2017 em todas as regiões da cidade. Por meio do projeto municipal “Replantar”, mais de 30 mil mudas frutíferas e de espécies nativas, além de exemplares próprios para Arborização Urbana, foram plantadas –  cerca de 9.000 somente em 2019 (Em 2018 foram 9.500 mudas e, em 2017,  7.000 mudas). Parte desses plantios acontece em ampliação ao programa municipal de Arborização Urbana e outra parte em cumprimento a acordos de compensação ambiental.

Este ano, até o momento, a Prefeitura promoveu o plantio de mais de 4.000 mudas de espécies nativas distribuídas pela cidade. Desse total, 2.400 foram plantadas durante o mês de maio no Jardim Basilicata, Parque Francheschini, Jardim Alvorada e Jardim Fantinatti. As mudas utilizadas em todas essas ações são cultivadas no Viveiro Municipal, que está localizado na área do Horto Florestal. No local, podem ser encontradas centenas de espécies nativas, frutíferas e outras próprias para plantio em calçadas. As mudas estão disponíveis para doação, basta procurar a Secretaria de Meio Ambiente. Mais de 7 mil pedidos feitos pela população foram atendidos no ano passado.

Além da recuperação de áreas antes degradadas, a ampliação dos espaços verdes de forma descentralizada, em todas as regiões da cidade, auxilia na purificação e umidade do ar e traz outros diversos benefícios para o ecossistema. “Em cada árvore plantada, também está a intenção de conscientizar a população sobre a importância das práticas de preservação e conservação do Meio Ambiente e estimular iniciativas como reciclagem e utilização sustentável dos recursos naturais”, lembra o secretário de Meio Ambiente de Sumaré, Carlos Barijan.

A Secretaria Municipal de Defesa, Proteção e Preservação do Meio Ambiente de Sumaré está localizada na Avenida Eugênia Biancalana Duarte, nº 200, no Jardim Primavera. Para mais informações, o contato deve ser feito pelo telefone (19) 3903-2431.

Consciência Ambiental

A Prefeitura de Sumaré acredita que a conscientização ambiental é um processo que deve começar nos primeiros anos de vida. Por isso, mantém o programa de Educação Ambiental voltado para crianças em idade escolar. No CEAV (Centro de Educação Ambiental Vivenciada), que funciona em uma área verde ao lado da Escola Municipal José de Anchieta, na região central da cidade, os alunos da rede municipal são incentivados a adotar hábitos que promovam a sustentabilidade, a preservação dos recursos naturais e o respeito a todas as formas de vida. O espaço está com as atividades suspensas por conta da pandemia do coronavírus, mas tão logo as autoridades em Saúde autorizem o retorno com segurança da programação presencial, os alunos voltarão a vivenciar os conceitos na prática.

O CEAV conta com uma grande variedade de plantas e árvores, além de hortas, jardim sensorial, mini orquidário, pomar, plantação de leguminosas e ervas medicinais, área de compostagem, além de uma sala pedagógica e quiosques em meio à natureza.

No Dia da Árvore, Prefeitura de Sumaré realiza o plantio de mais de 100 mudas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: