Os participantes do Programa da Melhor Idade de Sumaré começaram a receber, na última sexta-feira (8), kits de lanche e máscaras de proteção fornecidos pela Prefeitura de Sumaré, por meio do Fundo Social de Solidariedade e da Secretaria Municipal de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social, em parceria com o “Projeto Fortalecer” do IBQ (Instituto Social e Educacional Bem Querer para Sustentabilidade Comunitária).
Os kits são compostos de bolos de chocolate, biscoitos doces e salgados, achocolatados, sucos e frutas. “Esse lanche está sendo oferecido em substituição à alimentação que nós disponibilizamos durante as oficinas e atividades coletivas realizadas para os Grupos da Melhor Idade em todas as regiões de Sumaré. Com a suspensão da nossa programação por conta da pandemia, a fim de preservar a saúde da nossa população com mais de 60 anos – que é grupo de risco para a Covid-19 – decidimos manter o lanche. Acaba sendo uma complementação alimentar a mais para eles”, explicou a presidente do Funssol Sumaré, dona Mara Dalben.
Junto ao kit lanche, a Melhor Idade também recebe uma embalagem contendo duas máscaras de tecido e informativo que orienta a utilização e higienização dessas barreiras de proteção, que são idealizadas pelo Funssol.
A distribuição dos kits é feita pelas equipes do CCTI (Centro de Convivência da Terceira Idade) e do Projeto Fortalecer do IBQ, que estão entrando em contato via telefone com os mais de mil participantes do Programa da Melhor Idade da Prefeitura. Elas fazem o levantamento sobre o interesse de cada um em receber, em casa, o lanche e as máscaras. A entrega em domicílio é agendada junto ao idoso e realizada de acordo com todos os protocolos de Segurança em Saúde.
“Visando tranquilizar e prestar o auxílio necessário a nossa população, estamos trabalhando desde janeiro para o enfrentamento do coronavírus. Assim que a pandemia passar, todos os grupos da Melhor Idade estarão reunidos novamente, mas, por enquanto, fiquem em casa e se mantenham saudáveis e ativos”, destacou o prefeito Luiz Dalben, reforçando o convite para que “aproveitem o trabalho realizado especialmente para a Melhor Idade”.
Videoaulas
Mesmo com programação presencial suspensa visando prevenir e conter a propagação da Covid-19, as atividades voltadas à Melhor Idade de Sumaré continuam de forma remota. O Fundo Social de Solidariedade (Funssol), por meio dos profissionais do CCTI (Centro de Convivência da Terceira Idade), disponibilizam videoaulas para que todos os integrantes mantenham-se ativos durante o período de isolamento social.
“É muito importante que todos os cuidados necessários para a preservação da saúde continuem sendo tomados em casa. Por isso, resolvemos disponibilizar essas atividades para que os integrantes da Melhor Idade possam se manter ativos. Deus está conosco e logo vamos sair dessa situação”, disse dona Mara Dalben.
Com o auxílio do WhatsApp, estão sendo distribuídos vídeos com aulas de alongamento, dança, capoeira, oficinas de artesanatos, orientação com assistente social, além de diversos outros temas abordados pelos professores e instrutores dos grupos.
Vale destacar uma orientação importante. O Funssol e os profissionais da Saúde e de Educação Física advertem que as atividades são indicadas apenas para aqueles integrantes que já fizeram o teste de aptidão física, ou seja, que estão liberados para praticar exercícios físicos.