Informação é do deputado estadual Dirceu Dalben, que se reuniu com representantes da empresa Rumo na sexta-feira
O deputado Dirceu Dalben (PL) participou na sexta-feira (16), junto do prefeito de Sumaré, Luiz Dalben (Cidadania), de uma reunião virtual com representantes da Rumo Malha Paulista, concessionária das ferrovias que cortam o Estado.
Em pauta, estavam os três viadutos que serão construídos sobre a linha férrea de Sumaré, já em fase final de elaboração de projetos. A reunião contou também com a participação do deputado federal Henrique do Paraíso (Republicanos).
Protagonista no processo de renovação da concessão da Malha Ferroviária Paulista à Rumo, o deputado Dalben comemorou o andamento dos projetos. “Estamos muito animados. Com a graça de Deus e o comprometimento tanto do poder público quanto da própria empresa, essas obras tão aguardadas pela população vão acontecer o mais rápido possível, representando um grande salto no desenvolvimento de Sumaré”, destacou o deputado.
Representando a Rumo Malha Paulista, participaram da reunião os engenheiros Andre de Araujo Vieira, Jefferson Koga Hitaka, André Luís Garcia Alves e Bruno Rabello Madalena.
“É um grande presente para a nossa cidade, mostrando o comprometimento da concessionária com Sumaré e toda a região. Só temos a agradecer a toda a equipe da Rumo pela presteza e agilidade. É mais um sonho que está se tornando realidade, é Sumaré nos trilhos do desenvolvimento”, destacou o prefeito Luiz Dalben.
Sumaré será beneficiada com três novos viadutos, sendo dois na região central da cidade e outro na região do Picerno. Os dispositivos serão construídos pela própria Rumo, que também ampliará o transporte de cargas em todo o Estado.
UMA LUTA DE DALBEN
Dalben acompanhou de perto todo o processo da renovação antecipada da concessão da Malha Ferroviária Paulista. O novo contrato entre a Rumo e a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) foi assinado em 27 de maio deste ano. O contrato original, que venceria em 2028, foi renovado por mais 30 anos e vai antecipar obras em diversos municípios paulistas.
Segundo a ANTT, serão R$ 6 bilhões em investimentos em cinco anos para ampliar a capacidade do transporte de cargas da Malha Ferroviária Paulista (de 35 milhões para 75 milhões de toneladas); além de intervenções em 40 municípios, somando mais de R$ 1 bilhão, para minimizar conflitos entre a ferrovia e as cidades; e a geração média anual de 7.000 empregos nos próximos dez anos.
Como secretário do Governo de Sumaré (2017/2018), Dirceu Dalben atuou no sentido de dialogar e analisar junto à Rumo as necessidades do município, como a construção destes três novos viadutos.
Já como deputado estadual, em setembro de 2019, participou de audiência pública do TCU (Tribunal de Contas da União), em Brasília, e expôs aos ministros Augusto Nardes (TCU) e Tarcisio Gomes de Freitas (Infraestrutura) os benefícios que a renovação antecipada traria aos municípios paulistas.
Defendeu também a utilização da ferrovia para o transporte de passageiros, com a implantação do Trem Intercidades de São Paulo a Campinas inicialmente e, posteriormente, até o Interior.
Já no fim de outubro de 2019, o deputado acompanhou a visita do ministro Nardes a algumas cidades paulistas, como Sumaré e Hortolândia, realizada com a finalidade de conhecer de perto a estrutura da linha férrea e a operação do transporte de cargas realizado pela concessionária Rumo.
Foram diversas outras reuniões realizadas também com prefeitos, com a equipe da Rumo, representantes do Governo do Estado e com o vice-governador, Rodrigo Garcia, somando esforços e cobrando mais agilidade dos órgãos responsáveis para que essa renovação saísse do papel o quanto antes, antecipando as melhorias para a população.