Reabertura do Poupatempo tem fila em Americana

Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •   
  •   
Reabertura do Poupatempo tem fila em Americana
Funcionários do Poupatempo atuando para reduzir fila – Foto: Leonardo Oliveira/O Liberal

A retomada das atividades presenciais no Poupatempo de Americana, nesta quinta-feira (10), teve fila e muitas pessoas que não sabiam que era necessário um agendamento prévio, pela internet, para ser atendido.

O LIBERAL acompanhou a reabertura do local e verificou uma grande fila que se formou no lado de fora uma hora antes da abertura.

A unidade está aberta apenas para serviços que não podem ser feitos pela internet, como solicitação de RG e primeira via de CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Mesmo para esses procedimentos, só entra no Poupatempo quem agendou antes, pelo site www.poupatempo.sp.gov.br.

A maioria dos presentes na fila desta manhã não possuía um horário marcado. É o caso do operador de máquinas Valdenico Ribeiro de Oliveira, de 58 anos. “O que eu preciso é para renovação da minha carta [CNH] para PCD [Pessoa com Deficiência]. Eu não consegui durante esses cinco meses. Hoje eu vim para tirar essa dúvida pessoalmente”, disse ao LIBERAL.

Na fila, o operador foi orientado que deveria fazer o agendamento pela internet. Ele diz ter dificuldades para utilizar o serviço. “Nem todos tem [condições de usar a internet], a maioria não tem. Somente as pessoas habilitadas nesse assunto”, afirmou.

Muitos idosos que estavam aguardando tinham a mesma limitação no trato com a tecnologia. “Esse negócio de internet eu não entendo nada. Diz que tem que fazer o agendamento primeiro, né? Pra mim, é difícil. Eu não tava sabendo”, afirmou o aposentado Miguel de Oliveira, de 72 anos.

Funcionários do Poupatempo passaram pela fila orientando que os cidadãos deveriam voltar para casa e realizar o agendamento pela internet ou que procurassem um parente que pudesse ajudar. Isso contribuiu para acabar com a fila.

Naqueles casos em que a pessoa dizia não ter ninguém para ensiná-la a usar os canais online do Poupatempo, os próprios funcionários explicavam passo a passo como marcar um horário para ser atendido.

Onde agendar
Os cidadãos devem agendar o atendimento, exclusivamente, pelo site www.poupatempo.sp.gov.br ou pelo aplicativo Poupatempo Digital.

Horário de funcionamento
De segunda a sexta, das 9 às 17 horas, e sábado, das 9 às 13 horas.

Serviços que podem ser feitos presencialmente e com agendamento
São priorizados aqueles procedimentos que necessitam da presença do cidadão, como a solicitação do RG, da primeira habilitação, transferências interesestaduais de veículo, mudança de categoria da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e alteração da característica do veículo.

Serviços feitos pela internet, sem precisar sair de casa
Solicitação da Carteira de Trabalho, seguro desemprego, licenciamento e transferência de veículo, transferência de veículos entre cidade do Estado de São Paulo, etc.

Fonte: https://liberal.com.br/cidades/americana/reabertura-do-poupatempo-tem-fila-em-americana-1304380/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: