Secretaria Municipal de Inclusão e SESMT da Prefeitura de Sumaré realizam visitas técnicas aos serviços de Assistência Social

Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •   
  •   
Secretaria Municipal de Inclusão e SESMT da Prefeitura de Sumaré realizam visitas técnicas aos serviços de Assistência Social
18.06.20_Inclusão e SESMT realizam visitas aos serviços de Assistência Social

Sumaré, 18 de junho de 2020.

Redação

A Secretaria Municipal de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social, com o apoio do SESMT (Serviço Especializado de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho) da Prefeitura de Sumaré, iniciou na quarta-feira, 17 de junho, um cronograma de visitas técnicas aos serviços municipais de Assistência Social e Organizações Sociais de acolhimento institucional, como abrigos e casas lares, para reforçar as orientações de enfrentamento da Covid-19 (causada pelo novo coronavírus).

Com o tema “A importância da higiene ocupacional em tempos de pandemia”, o objetivo é intensificar a importância sobre o uso correto dos EPIs (equipamentos de proteção individual), distanciamento seguro e cuidados sanitários para a realização de atendimentos presenciais de apoio social em tempos de pandemia.

“Os serviços de Assistência Social são essenciais durante períodos de calamidades e, com a pandemia, houve um significativo aumento na procura por estes atendimentos.

Desde o início do enfrentamento da doença, os departamentos municipais estão passando por orientações para assegurar aos seus colaboradores e usuários o cumprimento dos cuidados exigidos para o combate à Covid-19”, explicou o prefeito Luiz Dalben, reforçando “a importância da união de todos para que tudo volte ao normal o mais rápido possível”.

Além dos CRASs (Centros de Referência de Assistência Social), CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e a Central de Cadastro Único, os abrigos e casas lares também receberão a visita dos agentes municipais visando reforçar a segurança em saúde dos seus colaboradores e dos residentes, como idosos, crianças e adolescentes, pessoas com deficiência, mulheres vítimas de violência, adultos e pessoas em situação de rua.

“Medidas assim contribuem para a qualidade da saúde física e emocional dos colaboradores. Ao esclarecer dúvidas sobre como realizar os atendimentos de forma segura, orientar sobre o uso dos EPI´s e adequações dos espaços, nossas equipes ficam ainda mais preparadas para atender a população.

O próprio colaborador se sente mais fortalecido emocionalmente, uma vez que os últimos meses têm exigido muito das equipes sociais, que também atuam na linha de frente com a população em vulnerabilidade social”, disse o secretário de Inclusão Social, Waltair Pereira Lucas, reforçando a importância da parceria entre os departamentos municipais.

Segundo a engenheira de Segurança do Trabalho do SESMT, Ana Cristina Neves Marques, responsável pela exposição, “a Segurança faz parte da esperança de um futuro melhor.

Hoje, mais do que nunca, a prevenção e medidas de higienização no combate ao Cobid-19 no trabalho e no lar, devem ser reforçadas, preservando a vida”. Durante a visita, a profissional conhece o funcionamento dos serviços e sugere as adequações necessárias para cada unidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: