Sumaré inicia Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe com esquema especial para a Melhor Idade

Seguindo a determinação do Ministério da Saúde, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começou hoje, dia 23, em Sumaré. Neste primeiro momento, a vacina é voltada para a Melhor Idade a partir de 60 anos e colaboradores da saúde, que atuam na linha de frente do atendimento à população. Porém, devido à grande procura da vacina neste primeiro dia, as 7.600 doses que o Estado enviou para a cidade (com previsão para durar até quarta-feira) esgotaram. A previsão é que no fim desta semana o Município receba uma nova remessa de vacinas e retome a vacinação.

Para evitar a transmissão do coronavírus, um esquema especial de vacinação foi montado nas unidades de saúde, que terão salas isoladas para a vacina, além de disponibilizar serviços de drive thru nas unidades e em escolas de todas as regiões da cidade. Com esta medida, os idosos só terão contato com os profissionais da saúde. Além disso, os moradores dos condomínios habitacionais do programa Minha Casa Minha Vida e Vila Soma não precisam se dirigir às unidades, pois, equipes volantes percorrerão os locais para aplicar a vacina.

“A procura da vacina no primeiro dia de campanha foi atípica e todas as doses que recebemos do Estado acabaram. Aguardamos a nova remessa das vacinas chegar para continuarmos com a campanha, mantendo o mesmo grupo (Melhor Idade e colaborador da saúde). É importante que as pessoas mantenham a calma e se vacinem, a vacina é uma das formas de prevenção mais eficiente que temos contra os principais subtipos da gripe, o que nos auxilia a garantir mais saúde e melhor qualidade de vida à nossa população”, disse o secretário de Saúde, Rafael Virginelli.

“Estão suspensos os agendamentos das consultas de rotina, portanto, o fluxo nas unidades de saúde é  mínimo. Porém, há salas isoladas para a vacinação da Melhor Idade, para que não tenham contato com ninguém que não seja estritamente necessário. Para facilitar ainda mais a vacinação, disponibilizamos o serviço de drive thru nas unidades de saúde, os idosos podem tomar as vacinas sem precisar descer do carro e, em breve, vamos ofertar o serviço em escolas de todas as regiões. Como a campanha de vacinação foi antecipada pelo Ministério da Saúde, criamos um esquema todo especial para atender a determinação Federal e proteger nossa Melhor Idade de qualquer exposição”, explicou o prefeito Luiz Dalben.

A meta no município é vacinar 20.617 idosos e 4.788 trabalhadores da saúde. Para receber a dose, basta apresentar a Carteira de Vacinação ou documento de identificação em uma das unidades de saúde, das 8h às 17h. De acordo com a Vigilância Epidemiológica, o Ministério da Saúde tomou a decisão de realizar esta campanha com um mês de antecedência devido ao momento atual, de combate ao COVID 19 (coronavírus), e em virtude da confirmação de casos no país, apesar desta vacina não prevenir contra esse novo vírus. Com isso, pretende-se proteger a população contra a influenza, além de minimizar o impacto sobre os serviços de saúde. “Enfatizamos que os sintomas desta doença são semelhantes aos do coronavírus e essa antecipação visa reduzir a carga da circulação de influenza na população”, orientou a Vigilância.

A segunda fase da campanha – com início em 16 de abril – será para o grupo dos professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, além dos doentes crônicos. A partir de 9 de maio, Dia D de vacinação, serão vacinadas as crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), pessoas com mais de 55 anos, gestantes, mães no pós-parto (até 45 dias após o parto), população indígena e portadores de condições especiais. A campanha seguirá até o dia 23 de maio.

A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores ou para pessoas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados. Além da vacinação, cuidados simples no dia a dia também podem evitar o contágio e transmissão da doença (assim como para evitar o coronavírus), como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto; evitar ambientes fechados e com aglomeração de pessoas; e não compartilhar objetos de uso pessoal.

Sumaré inicia Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe com esquema especial para a Melhor Idade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: