POR: G1 Campinas
Pasta informou que município aplicou 5,7 mil doses, ou 53,3% do quantitativo recebido; Vigilância em Saúde aponta discrepância de dados. Paulínia (SP) também anunciou interrupção.
Após a prefeitura de Sumaré (SP) anunciar, na sexta-feira (12), a interrupção da campanha de vacinação contra a Covid-19 por falta de doses, a secretaria estadual de Saúde informou, na noite desta terça (16), que a administração utilizou apenas metade do lote enviado.
Em nota, a pasta ressaltou que, ao todo, o município recebeu 10,8 mil doses do imunizante. “Deste quantitativo, conforme atualização do site ‘Vacina Já’, foram aplicadas 5,7 mil doses do imunizante, ou seja, somente 53,3% do quantitativo recebido. Portanto, ainda há doses para continuidade da campanha no município”, diz o texto.
A secretaria estadual de Saúde destacou ainda que “a execução da campanha, com organização e distribuição de quantitativos na rede de saúde, bem como aplicação das doses na população, é responsabilidade dos municípios”.
O que diz a Vigilância?
À EPTV, afiliada da TV Globo, a superintendente de Vigilância em Saúde de Sumaré, Denise Barja, explicou que das 10,8 mil doses enviadas pelo estado, cerca de 8 mil já foram aplicadas, enquanto outras 2.680 são destinadas à aplicação da segunda dose do imunizante e, por isso, não podem ser utilizadas no momento.
A divergência entre os dados do município e do estado, segundo Barja, ocorre devido às instabilidades apresentadas pelo “vacinômetro” estadual, o sistema VaciVida. “O sistema está instável e todo mundo está alertando o estado sobre isso. Temos doses para lançar, mas com certeza não é a quantidade que o estado falou”, ressaltou.