Unidade Respiratória de Nova Odessa faz 100 atendimentos em menos de uma semana

Compartilhe
Unidade Respiratória de Nova Odessa faz 100 atendimentos em menos de uma semana

Em funcionamento desde quinta-feira passada (23), a Unidade Respiratória de Nova Odessa, criada para concentrar o atendimento a pacientes com doenças respiratórias, síndromes gripais e quadros suspeitos do novo coronavírus, atingiu a marca de 100 atendimentos. O balanço foi divulgado nesta quarta (29) pela Secretaria de Saúde.

A unidade, que completa uma semana de atendimento nesta quinta-feira (30) registra uma média de 17 atendimentos por dia e fez seis internações, sendo que dois pacientes seguem recebendo cuidados no espaço, que funciona na antiga UBS (unidade básica de saúde) 5 do Alvorada. De acordo com a secretaria, a maioria dos usuários atendidos apresentou quadros de asma, bronquite, sinusite, gripes, resfriados e suspeitas de Covid-19.

Na madrugada de terça (28), uma aposentada de 87 anos faleceu no local com quadro suspeito de coronavírus. A idosa morava em Sumaré e buscou atendimento em Nova Odessa. A Vigilância Epidemiológica do município colheu material para exame e encaminhou ao Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo.

O secretário de Saúde de Nova Odessa, Vanderlei Cocato, destacou o empenho dos funcionários que atuam no Centro de Combate ao Coronavírus e reforçou o propósito de sua implantação. “A Unidade Respiratória foi feita para atender moradores de Nova Odessa. Tanto que exigimos apresentação do cartão Mais Saúde para atendimento”, disse Cocato.

O Espaço

O secretário lembrou que o espaço foi planejado e estruturado estrategicamente de acordo com todos os protocolos de saúde para combate ao novo coronavírus e garantia de segurança aos usuários do SUS que procurarem a unidade com outros quadros respiratórios. “A unidade foi montada com suporte de médicos clínicos-gerais, pneumologistas, infectologistas, enfermeiros e fisioterapeutas. Usamos, inclusive, a estrutura de uma antiga UBS. Tudo foi pensado para que tenhamos o melhor atendimento possível”, disse Cocato.

A unidade funciona 24 horas por dia, de segunda a segunda, e conta com equipes formadas por médicos, enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas, assistentes sociais e fisioterapeutas. A estrutura possui seis leitos para pacientes graves, todos com respiradores (caso necessário), e oito para pacientes leves. A estrutura possui alas exclusivas para pacientes com suspeita de coronavírus e atendimento dos demais pacientes.

Com a centralização do atendimento de doenças respiratórias as seis UBS’s do município (Centro, São Jorge, São Manoel, São Francisco, Alvorada e Marajoara) e o Hospital Municipal ‘Dr. Acílio Carreon Garcia’ têm condições de fazer outros atendimentos. Além disso, a medida reduz a circulação do vírus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: